Mitose – Metáfase

Maiores detalhes e informações sobre a metáfase

metafaseNa metáfase, os cromossomos atingem a condensação máxima e estão dispostos na placa metafásica, a qual se situa entre os dois centrossomos. O fuso é constituído por dois hemifusos compostos de fibras polares, as quais não alcançam o pólo oposto; fibras cinetocóricas, as quais ligam os cromossomos aos dois pólos; e as fibras que não se ligam aos pólos nem aos cromossomos (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2005).

Fuso: estrutura bilateralmente simétrica com os cromossomos localizados na parte central cercado por feixes de microtúbulos irradiando a partir dos pólos. Sua estrutura é altamente dinâmica, cuja sua morfologia muda à medida que o equilíbrio das forças se altera.

Três classes predominantes de microtúbulos estão presentes no fuso metafásico: cinetocóricos (formação de feixes), interpolares (estão distribuídos por todo o corpo do fuso e não se associam aos cinetócoros) e astrais.

A montagem do fuso começa na prófase com a separação dos ásteres. Na maioria das células, cada áster é organizado ao redor dos cromossomos (POLLARD e EARNSHAW, 2002, p. 710).

Referências

ALBERTS, Bruce. Fundamentos da Biologia Celular. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

POLLARD, Thomas D; EARNSHAW, William C. Biologia Celular. 1. Ed. Saunders Elsevier, 2006.