Controladores positivos do ciclo celular
12 jun 2015

Controladores positivos do ciclo celular

Já ouviu falar sobre as quinases de serina/tronina e as ciclinas? Estas enzimas são essenciais ao ciclo celular. Veja o porquê a seguir.

12 jun 2015

A progressão do ciclo celular depende de uma classe especial de enzimas do tipo quinase de serina/treonina, cuja subunidade catalítica é conhecida como CDK (cyclin-dependent kinase). São expressas durante todo o ciclo (isto é, são constitucionais), porém encontram-se na forma inativa. Só são ativadas quando ocorre a ligação entre elas e subunidades regulatórias chamadas ciclinas.

As ciclinas têm um padrão cíclico de acúmulo e degeneração, levando a uma variação periódica da sua concentração durante o ciclo. São sintetizadas somente em fases específicas, conforme a exigência (por isso são chamadas de facultativas) e, portanto, destruídas após a sua utilização. Ligam-se às CDKs para que possam exercer suas funções.

As CDKs e as ciclinas ativadas levam à progressão do ciclo celular, sendo os principais fatores positivos para a evolução do ciclo. A ativação das CDKs-ciclinas depende da fosforilação desse complexo; já a inativação do complexo pode se dar pela degradação de ciclina, adição ou remoção de fosfato, e pela ligação de CKIs (cyclin kinase inhibitors). A inter-relação entre ativação e desativação da atividade de CKs em várias etapas do ciclo é a chave para a progressão normal e para a regulação do ciclo celular, uma vez que cada fase oferece um ou mais pontos de controle específicos. A principal função do complexo CDK-ciclina é a fosforilação de várias outras proteínas em determinados estágios do ciclo.

Leave a comment
More Posts
Comments
Comment
Top